Sou Chiu Yi Chih (邱奕智), chinês naturalizado brasileiro, professor de mandarim (aulas particulares e grupos) e professor de filosofia chinesa clássica no Centro Cultural de Taipei e na Faculdade EBRAMEC (Escola Brasileira de Medicina Chinesa). Filósofo, tradutor, poeta e praticante de Tai-Chi e meditação. Fiz mestrado em Filosofia Antiga (USP) com a dissertação "A felicidade na pólis excelente de Aristóteles" e graduação em Letras (Português/Grego Clássico-USP). Publiquei um livro de poesias “Naufrágios” (Multifoco-2011), um livro de ensaios filosóficos e poemas “Metacorporeidade” (Córrego-2016) e a tradução dos clássicos chineses taoistas "Dao De Jing" de Laozi (Mantra-2017) e "Vazio Perfeito" de Liezi (Mantra-2020). Atuamente estou ministrando e oferecendo aulas de chinês e cursos sobre Taoismo Clássico e I Ching. 

 

Dei palestras e cursos em instituições como Faculdade EBRAMEC, Espaço Tapera Taperá, UNICAMP, Instituto Mandarim Yuan De, Centro Cultural de Taipei, UNIFESP, Casa das Rosas, Centro Cultural Vergueiro, FLIPOÇOS, La Cabane, USP, dentre outros. Devo meus conhecimentos de língua chinesa e de filosofia taoista ao professor Chiu Si Yuan. Estou traduzindo a obra do pensador taoista Zhuangzi, acompanhado por suas instruções depois de ter sido orientado por ele nas traduções de Laozi e Liezi. 

Desde minha viagem de imersão à Taiwan em 2014 a convite do Centro Cultural de Taipei  - que foi um marco decisivo para minha vida - , venho pesquisando novas possibilidades de educar, pensar e ser num mundo cada vez mais complexo a partir da interdisciplinaridade propiciada pela visão holística do Taoismo e do Neoplatonismo. Lendo no original chinês e grego clássico as obras de Laozi, Liezi e Plotino, encontrei semelhanças no que se refere ao pensamento sistêmico nos três autores. Desde então, os livros taoistas "Dao De Jing" de Laozi e "Vazio Perfeito" de Liezi que traduzi mudaram completamente (e continuamente estão mudando) minha visão de mundo.

Além de ser um livro estudado e comentado por diversos pensadores chineses, o "Dao De Jing" é um livro cultuado não somente no mundo oriental como também no mundo ocidental. Dado o seu caráter de universalidade, o livro abrange questões as mais variadas: origem do mundo, ética, ecologia, corpo, interdisciplinaridade, linguagem, arte, cultura, liberdade, morte, poder, sabedoria, amor, espírito feminista, política, valor da vida, saúde, espiritualidade, conhecimento, meditação e tantos outros. Esse livro é uma ferramenta valiosíssima para compreender a língua e a cultura chinesa (e também a si mesmo). Atualmente estou dando aulas sobre o livro "A arte da guerra" de Sunzi, cuja tradução com meus comentários em breve serão publicados. Esse livro é importante para aprofundar o autoconhecimento e autoavaliação de situações, com o objetivo de enfrentarmos as vicissitudes da vida. Estou traduzindo também a obra completa do terceiro mestre taoista Zhuangzi e pesquisando as relações de semelhança entre Taoismo e Budismo Chan, no sentido de assimilar suas características essenciais para que possam dialogar com os problemas do mundo contemporâneo. Os textos mais proeminentes do Budismo Chan - precursor do Zen-Budismo Japonês - que estou pesquisando são "Sutra do Diamante", "Ensinamentos" do primeiro mestre Bodidarma, os versos escritos do segundo mestre Huike, "Confiança na Mente" do terceiro mestre Seng Can, "Sutra da Plataforma" do sexto mestre Hui Neng, "Canto da Iluminação" do mestre Yong Jia, Sutra Lankavatara Sutra e Sutra Surangama acompanhados pelos comentários de mestres atuais chineses.

Além da tradição chinesa antiga, sou grande leitor e pesquisador de Deleuze, Foucault, Platão, Plotino, Merleau-Ponty e Nietzsche. Busco sempre traçar diferenças entre o pensamento ocidental e oriental no sentido de trazer reflexões para a nossa vida contemporânea.


 

AULAS DE MANDARIM

Nas aulas de mandarim, ensino a falar, escrever e ler a língua chinesa utilizando o livro "Chinês Contemporâneo" (当代中文 - dangdai zhongwen) com seu respectivo "Caderno de Exercícios", material recomendado pelo Instituto Confúcio da UNESP e publicado pela SINOLINGUA em Beijing (China). Tenho certificado de treinamento de uso de materiais de ensino de língua chinesa e metodologia pelo Instituto Confúcio-UNESP (2013). Minha didática envolve aspectos da cultura e da filosofia chinesa que são abordados em aula como estímulos de aprendizagem. Além do livro, utilizo outras dinâmicas com situações práticas (compra, trabalho, viagem etc).  

AULAS, WORKSHOPS E PALESTRAS DE TAOISMO

CURSO: TAOISMO CLÁSSICO


Os cursos estão organizadas em 6 módulos.

A) O primeiro módulo aborda de maneira dinâmica os princípios fundamentais do Taoismo onde o filósofo chinês e professor Chiu Yi Chih introduz as linhas mestras do sábio e pensador chinês Laozi através da leitura/discussão/comentário do seu livro "Livro do Caminho e da Virtude" (Dao De Jing). O professor Chiu, que foi orientado pelo seu pai Chiu Si Yuan nos estudos chineses clássicos recita no chinês original, compartilha as suas vivências e comenta uma seleção de capítulos da sua tradução do "Dao De Jing" baseado nos 10 temas principais relativos à filosofia taoista do Laozi:

  

1) Caminho;

2) Harmonia Mútua;

3) Naturalidade;

4) Silêncio;

5) Simplicidade.

 

B) O segundo módulo é continuação da primeiro e aprofunda os outros temas fundamentais da filosofia de Laozi como:

6) Não-Ação;

7) Virtude;

8) Energia Vital;

9) Vazio;

10) Suavidade.

C) O terceiro introduz o pensamento do mestre Liezi baseado nas histórias poéticas e filósoficas do seu livro "Vazio Perfeito". Os temas são: 

1) Princípio do Caminho;

2) Cultivo da Natureza Originária;

3) Homem Superior;

4) Arte Taoista;

5) Harmonia com o Sopro Vital.

D) O quarto módulo é continuação da terceiro e aprofunda outros temas do pensamento do mestre Liezi como:

6) Plenitude do Vazio;

7) Poder da Não Ação;

8) Viagem Interior;

9) Autodomínio;

10) Meditação.

E) O quinto módulo introduz o pensamento do mestre Zhuangzi baseado nas histórias poéticas e filosóficas do seu livro "Zhuangzi". Os temas são:

1) Vida e Morte;

2) Desapego;

3) Virtude Completa; 

4) Crítica da Linguagem;

5) Felicidade.

F) O sexto módulo é continuação da quinto e aprofunda outros temas do pensamento do mestre Zhuangzi como:

6) Concentração da mente;

7) Inconstância;

8) Naturalidade;

9) Equilíbrio;

10) Meditação.

As discussões nas aulas são complementadas com os comentadores clássicos ao Dao De Jing que são Heshang Gong (séc. I d.C.), precursor da meditação taoista e dos "três tesouros" (essência, sopro vital e espírito), Wang Bi (226-249 d. C.), filósofo neo-taoista da Escola do Mistério que exerceu uma influência significativa nas modernas interpretações tanto no mundo asiático como no mundo ocidental e Zhang Dao Ling, fundador da famosa tradição "Caminho dos Mestres Celestiais" e da primeira religião taoista "União Ortodoxa" (Zhengyi). Minha metodologia inclui comentários de professores de filosofia chinesa atual como Chen Gu Ying (Beijin University), Zhao Ping (Jilin University), Wang Bang Xiong (National Taiwan University), dentre outros.

 

Ao longo do processo de aprofundamento, dentro da tradição clássica, são discutidos os princípios taoistas da obra-prima Guanzi (VII a.C.), sobretudo a partir de seus capítulos Xinshu (Arte da Mente) e Neiye (Cultivo Interno) que representam as primeiras fontes textuais sobre o cultivo do vazio interior e a meditação taoista. Aborda-se também o livro "Os Mestres de Huainan" (139 a.C.), coleção de ensaios escritos por um grupo de sábios e pensadores reunidos na corte do rei Liu An, que sintetiza os ensinamentos de Laozi e Zhuangzi. A Naturalidade da Não Ação é amplamente discutida no "Mestre da Potência do Vazio" (887 d.C.) e a concepção da auto-transformação (自化- zihua) é abordada pelo filósofo Guo Xiang (séc. III d.C.), um dos pensadores do Neo-Taoismo e primeiro comentador do Zhuangzi.

Discuto as reflexões do filósofo Hong Ying Ming (séc.XVI) em seu livro "Raízes da Sabedoria" que sincretiza as correntes do taoismo, budismo e confucianismo e os comentários ao "Dao De Jing" do taoista-budista Su Zhe (1039-1112 d.C.), complementando com os livros "Nutrir a natureza e prolongar a vida" da tradição "Claridade Suprema" (Shangqing) do mestre Tao Hong Jing (456-536) e "Iluminação Real" de Zhang Bo Duan (960-1127), clássico da Alquimia Interna (内丹 - neidan). 

 

Em outros cursos e palestras, abordo também a confluência entre taoismo e budismo no período medieval através de textos clássicos do Cânon Taoísta (道藏- daozang), como aqueles da Escola do Duplo Mistério (重玄派- chongxuanpai). Seus ensinamentos interessantíssimos e pouco conhecidos no Brasil mesclaram elementos do budismo Mahayana e da tradição taoista. Textos preciosos dessa tradição sincrética como "Clássico da Ascensão ao Mistério", "Clássico da Contemplação Interior", "Clássico da Pureza e do Silêncio" tratam da meditação (定 - ding), do cultivo do Sopro Primordial (元气 - yuanqi), da alquimia interna (内丹 - neidan), da prática da longevidade (长生 - chang sheng) associados com a contemplação (观 - guan) e o retorno à Natureza Interior (本心- benxin). Quando realizo comparações entre taoismo, confucionismo e budismo chinês, analiso as especificidades de cada corrente sempre contextualizando as correntes de pensamento. Comparo Confúcio, Mêncio, Xunzi da tradição confuciana com os sutras budistas da Tradição Mahayana que exerceram influência no budismo chinês como Sutra da Plataforma (Budismo Chan que originou o zen-budismo japonês e a prática da meditação), Sutra do Coração, Sutra do Diamante e Sutra da Vida Infinita. 

 

PALESTRAS

 

   No momento atual, ofereço 6 palestras cujos temas são:

 

1) Caminho da Harmonia

Atualmente a filosofia taoista é cultuada e praticada no mundo oriental como no mundo ocidental, seja nas artes marciais, seja na medicina chinesa e acupuntura. É considerada uma fonte valiosíssima para compreendermos a nós mesmos e o mundo contemporâneo. O caminho do cultivo da Harmonia é a forma de potencializar o Sopro Vital e, sobretudo, o método de preservar a saúde do corpo e do espírito. Ela se encarna na figura do sábio que manifesta plenamente a eficácia da Não-Ação. O desperdício da energia nos leva ao desequilíbrio psíco-físico. Para o pensador chinês Laozi, a moderação e a harmonia alcançadas pela prática do Silêncio são elementos fundamentais para o cultivo de uma vida plena e equilibrada. Nesse sentido, como podemos cultivar a moderação, a harmonia e o silêncio que nos reconectam com a ancestralidade natural de nossas raízes e com a dimensão sagrada/originária de nossa própria existência?

2) Vazio Perfeito em Liezi

No livro “Vazio Perfeito” de Liezi, reconhecemos que há uma lei natural na qual se inclui a dimensão da existência humana. Compreender essa lei suprema natural é alcançar uma visão ampliada e holística do Todo. Significa que por detrás de cada fenômeno de mudança, é possível reconhecer um Princípio Imutável – que Liezi chama de “Inegendrado” – que transcende a realidade mutável, efêmera e ilusória das coisas. Segundo Liezi, esse Princípio Imutável, que não é senão o próprio Caminho (Dao), a lei da Geração e Mutação de todos os seres. Falaremos sobre a visão filosófica de Liezi numa aproximação entre Budismo Chan e Taoismo no sentido de que as suas histórias paradoxais anteciparam os célebres koans do Budismo Chan chinês (precursora do zen-budismo), justamente por ultrapassarem os limites estreitos da mente lógica mundana.

3) A meditação no Clássico da Pureza e do Silêncio 

 

Abordarei a confluência entre Taoismo e Budismo através do "Clássico da Pureza e do Silêncio" (escritura taoista-budista) que nos revela como é fundamental a prática da meditação (定 - ding) nos tempos atuais para a saúde mental e física no contexto do cultivo da Vida, sobretudo, para aqueles que praticam Tai Chi, Qi Gong, práticas marciais e corporais etc. Seus ensinamentos interessantíssimos e pouco conhecidos no Brasil mesclaram elementos do budismo Mahayana e da tradição taoista.

4) O Princípio do Caminho em Laozi

 

Como o mestre taoista Laozi elabora a noção do Dao (道- dào) em seu clássico Dao De Jing no que diz respeito ao cultivo do Sopro Vital (气– qì), e sobretudo, no sentido de harmonização das energias Yin (阴 - yin) e Yang (阳) em estreita correlação com a metafísica transcendente-imanente do Vazio (无 – wú)? 

5) A ética humanista de Confúcio

Buscaremos refletir sobre a ética humanista de Confúcio a partir de suas noções de Benevolência (仁 – rén) e Retidão (义 – yì). Como redimensionar a sua crítica aos valores egocêntricos na atualidade?

6) O Caminho do Sábio

No seu livro "Dao De Jing", Laozi fala sobre o "sábio" que age pela Não-Ação, e por isso, realiza suas ações com eficácia, atingindo a autorrealização do Caminho. Qual é o fundamento dessa concepção e suas implicações? De acordo com a nossa lógica pragmática, isso pareceria um absurdo, já que agimos por meio da intencionalidade com vistas à fins e resultados. É necessário esclarecer que agir sem agir não significa "inércia", mas sim uma atitude de não-interferência e de seguir a naturalidade. 

7) Taoismo: por um Caminho da Naturalidade

Como o pensamento chinês de Laozi introduz a noção do Caminho da Naturalidade? Durante nosso encontro, abordaremos a ordem natural implicada nos diversos fenômenos como a mudança das estações, o nascer e pôr do sol e também na própria existência humana. Nesse processo de transformação, todas as coisas se realizam de acordo com a interdependência. Nada existe de modo separado, porque todas as partes se correlacionam e se integram numa totalidade. Como pensar de modo holístico que tudo o que existe na natureza se move numa interrelação dinâmica regulada por mudanças cíclicas e constantes?

***Cada palestra possui duração de 2h. A escolha de um dos temas da palestra acima pode ser adaptada de acordo com o perfil da instituição (seu projeto atual, etc).   

WORKSHOP​: CAMINHO DOS MESTRES

 

No workshop “Caminho dos Mestres”, o filósofo e professor chinês Chiu Yi Chih apresentará de maneira sintética o taoismo clássico através da leitura e discussão da obra-prima Dao De Jing do sábio taoista Laozi junto com as histórias poéticas do livro Chong Xu Jing (Vazio Perfeito) de Liezi.

           

Como buscarmos nos dias atuais uma vida mais próxima do caminho da Naturalidade? Como os antigos mestres Laozi e Liezi concebiam a filosofia da Não Ação? De que modo esses mestres viam a saúde mental e física?

       

São essas questões que serão abordadas pelo professor no sentido de auxiliar aqueles que praticam acupuntura, Tai Chi, Qi Gong, práticas marciais e corporais. Chiu que foi orientado pelo seu pai Chiu Si Yuan no estudos clássicos chineses traduzirá diretamente do mandarim para o português e recitará no chinês antigo. Realizará seus comentários baseados nas suas traduções, nas suas vivências taoistas e nos comentadores antigos chineses. A partir da leitura dos trechos selecionados, será realizada uma reflexão e discussão sobre os quatro eixos fundamentais como:

 

  1. Caminho (道-dào);

  2. Naturalidade (自然-zìrán);

  3. Poder da Não Ação (无为–wúwéi);

  4. Retornando à Iluminação (归明-guimíng);.

 

*** Duração: 2 encontros (sábado e domingo) / cada encontro: 4h (com intervalo de 20 min)

FORMAÇÃO:

MESTRE EM FILOSOFIA (USP) – Tese de mestrado: A eudaimonia na pólis excelente de Aristóteles. Bolsista CAPES. Início: janeiro de 2006. Término: outubro de 2009;
BACHAREL EM LETRAS (USP) – Habilitações GREGO-PORTUGUÊS. Início: fevereiro de 2000. Término: julho de 2005;
INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM FILOSOFIA (USP) – Estudo do Livro VI da Ética a Nicômaco. Bolsista CNPQ. Início: agosto de 2004. Término: julho de 2005.
TREINAMENTO DE USO DE MATERIAIS DE ENSINO DE LÍNGUA CHINESA E METODOLOGIA – Instituto Confúcio-UNESP (2013)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Ensinei mandarim no Instituto Mandarim Yuan De (2006-2009);
Dei aulas particulares de mandarim (2009-2013);
Fui intérprete de mandarim-português autônomo (2013-2016);
Sou tradutor mandarim-português da Editora Mantra desde 2016;
Ministro no Centro Cultural de Taipei cursos de Taoísmo desde 2017;

Sou professor de mandarim na empresa "Solte o verbo! Línguas estrangeiras" (2019)

IDIOMAS


Fluência na leitura instrumental: francês, inglês, espanhol e grego clássico;
Fluência na leitura/conversação/escrita: mandarim e português.

ATIVIDADES, CURSOS E PALESTRAS REALIZADAS:

Palestra: A pólis e a eudaimonia em Aristóteles no X Colóquio do Centro do Pensamento Antigo na UNICAMP com o tema Margens do passado: estudos clássicos e a construção da diferença (2009);
Palestra: A felicidade em Platão e Aristóteles no Instituto Anima de Sophia (2010);
Palestra: A contemplação em Aristóteles e Laozi na II Jornada Internacional de Medicina Tradicional Chinesa I Seminário Brasil-Taiwan de Estudos Clássicos Chineses (2010);
Palestra: A educação para o ócio e o papel pedagógico da música em Aristóteles no I Simpósio Regional de Filosofia Antiga na UNISO (2011);
Palestra: A noção humiana de imaginação em Gilles Deleuze no Colóquio Deleuze: leitor dos modernos (2010);
Palestra: A Razão e o Dao Antigo na III Jornada Internacional Brasil-Taiwan de Estudos Chineses e Medicina Chinesa (2013); 
Palestra: Dao de Jing no VI Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa na EBRAMEC (2017);

Palestra: Dao De Jing na concepção de Wang Bi e Zhang Dao Ling no II Encontro NUR/UNIFESP de Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental na UNIFESP (2017);

Curso: A visão de existência em Laozi no Centro Cultural de Taipei (2017);

Curso: A filosofia do Dao De Jing no Centro Cultural de Taipei (2018);
Palestra: A filosofia milenar taoísta e a Metacorporeidade no Festival Literário (FLIPOÇOS) em Poços de Caldas (2018);

Curso: Caminho Taoísta no Centro Cultural de Taipei (2018);

Palestra: A concepção do Dao em Laozi no Centro Cultural de Taipei (2018);

Curso de Pensamento Chinês Clássico na UNIFESP (2018);

Por que estudar chinês? na EBRAMEC - Escola Brasileira de Medicina Chinesa (2018);

Por que o corpo importa? Metacorporeidade à luz do Taoísmo - Espaço Tapera Taperá (2019);

Curso de Daoísmo: harmonia entre corpo e espírito no Espaço Tapera Taperá (2019).

Palestra - Dao De Jing aplicado - na Faculdade EBRAMEC (2019)

Palestra - Taoismo e Metacorporeidade no CAPS (2019)

Curso: Cultivo da Energia Vital e Meditação no Espaço Tapera Taperá (2019)

Palestra: A Não Ação no Vazio Perfeito de Liezi na USP (2019)

Minicurso: O Vazio Perfeito de Liezi no Espaço Tapera Taperá (2019).

PUBLICAÇÕES E IMPRENSA:

Naufrágios – meu livro de poemas (Editora Multifoco-2011);
Entrevista para TV Chinesa Hong Guan (2011);
Entrevista para TV São Judas (2011);
Entrevista para Revista TPM (2011);
Deleuze Hoje – coletânea de ensaios com minha participação - Editora FAP-UNIFESP (2014);
Matéria na Revista Macau (2013);
Metacorporeidade – meu livro de ensaios e poemas (Editora Córrego-2016);
Textos de Zhuangzi – minha tradução para Revista Zunái (2017);
Poemas chineses – uma seleção de meus poemas com versão mandarim-português na Revista Zunái  (2017);
Dao De Jing – livro do clássico chinês Laozi na minha tradução pela Editora Mantra (2017).
Seleção de capítulos do Dao De Jing – minha tradução para Revista Musa Rara (2017);
Corpo vital em Laozi e na Metacorporeidade – meu ensaio na Revista Brasileira de Medicina Brasileira;
Entrevista para TV Chinesa Hong Guan (2017);
Metacorporeidade – meu ensaio em versão mandarim-português para Revista Zunái (2017).
Entrevista para Rádio Observatório Cultural (2018);

A filosofia de Laozi - Revista Daojia (2018);

Poemas de Wang Wei na Revista Zunái (2019);

Textos do livro "Vazio Perfeito" de Liezi na Revista Daojia (2019)

Poema "Buda-Exu" (versão português-inglês) - Revista Brasileira Contemporânea Saccades (2019)

Capitulos do Dao De Jing em versão bilingue na Revista Chinesa Brazilhr (2019)

Meus poemas na Revista Zunái (2020)

 

LINK PARA MINHA TESE DE MESTRADO (USP):

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03022010-131909/pt-br.php